Profilaxia( prevenção) de problemas na coluna
- 30/04/2018
Como em tantas outras situações, a prevenção dos problemas na coluna, é a principal medida para se ter uma coluna saudável e livre de dores.
Nosso organismo está envelhecendo e é natural que ocorram alterações. Uma das principais, é a troca de um colágeno de melhor qualidade e que tem capacidade de reter líquidos maior, por outro, menos resistente. Da mesma forma que perdemos o "viço" da pele, apresentamos uma desidratação natural dos discos intervertebrais, que são os "amortecedores" da coluna. Essa transformação progressiva e natural do disco pode ser acelerada em algumas situações: ganho progressivo de peso, sedentarismo, traumas, esportes de alto rendimento com impacto, doenças do colágeno ( reumáticas), principalmente.
Realizar exercícios físicos com o objetivo de dar força e resistência aos músculos que estabilizam a coluna e as articulações em geral, é uma das principais medidas e de consenso em geral na literatura especializada.
É muito comum a dor limitar os exercícios e acaba-se entrando em um "círculo vicioso" de sedentarismo forçado - fraqueza muscular - aumento da dor.
A importância em se consultar com um especialista em procedimentos de coluna, é saber se no seu caso em particular há uma restrição, quais são os exercícios aconselháveis e em que fase fazê-los ou trocá-los , além de verificar se há algum tratamento paliativo para as dores, que permitam quebrar esse ciclo vicioso causado pela dor.